Se a arte cura, a psicanálise é também uma arte, a arte de cuidar.

Tive a sorte e o privilégio de conhecer Donald Woods Winnicott através da Maria do Rosário Belo. Sorte porque não podia ter melhor orientadora, quer pelo seu vasto conhecimento da vida e obra do pensador, quer pela dedicação e entusiasmo com que se entrega ao estudo e divulgação dos seus conceitos e da sua psicanálise.

O privilégio foi o de conhecer a própria Maria do Rosário e a sua personalidade cuidadora, dedicada ao seu meritório e imprescindível métier, sempre incansável atendendo às necessidades, quer de pacientes, quer de colegas ou de formandos. Mas também a sua dedicação incondicional à causa Winnicottiana, como ferramenta privilegiada de terapia, tendo sempre em conta que essa causa não se move sozinha e que a colaboração de todos e de distintas áreas enriquece, amplia e aprofunda o conhecimento que está na génese do pensamento de Winnicott.

Cativado pelo seu entusiasmo, ofereci os meus modestos serviços de Web Designer com o objectivo de em conjunto tornar visível o trabalho fundamental que esta equipa, coordenada pela Maria do Rosário, produz e se propõe produzir, divulgando assim a psicanálise Winnicottiana, criando um espaço de estudo e investigação como ferramenta potenciadora para um melhor entendimento deste método terapêutico que se foca no cuidar e na reconstrução do ser humano, ajudando-o a lidar com a realidade.

Embora não fazendo parte desta área profissional, o meu contributo será feito com mesmo entusiasmo e dedicação. Contribuo com os conhecimentos inerentes à minha formação, Humanidades, em que os estudos comparados são o método privilegiado para a aquisição de conhecimentos com maior profundidade e abrangência.

Não se entenderá melhor o complexo de Édipo, se nos detivermos deliciosamente na obra de Sófocles, Édipo Rei, escutando como música de fundo a peça de Ígor Stravinski com o mesmo título?

Estabelecer diálogos entre a psicanálise e as outras disciplinas, será a nossa forma de “brincar” e de partir para a descoberta de outras realidades.

Será sem dúvida uma aventura interdisciplinar aliciante, onde teremos diálogos muito interessantes entre psicólogos, psicanalistas, escritores, músicos, pintores, cientistas e tudo o que contribua para um ambiente que permita cuidar e elevar o “Ser” e o “Self”.

Agradeço à Maria do Rosário a excelente ideia de criar este espaço; também vos estou grato colegas colaboradores, pelo entusiasmo e adesão que demonstraram.

Será um prazer enorme fazer parte desta equipa e deste projecto.

José Diogo Gonçalves

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.