O cuidado que Winnicott nos “ensinou” e “legitimou”

É muito gratificante e um grande orgulho fazer parte do grupo de colaboradores Winnicott- Portugal, por se tratar dum veículo de divulgação do seu pensamento e da sua perspetiva na clínica, que me é tão cara.

Na perspetiva Winnicottiana do desenvolvimento humano senti-me, desde sempre, compreendida, acolhida e significativamente identificada com a possibilidade de retomada do desenvolvimento com base na relação interpessoal, nomeadamente na interação paciente-analista, sendo este último, ele mesmo (si próprio), e propiciador do ambiente suficiente bom, potenciador do desenvolvimento saudável (interrompido).  

Nesta jornada profissional, é para mim de um valor superlativo, poder retribuir àqueles que generosamente partilham os seus afetos, medos, receios, angústias e tantos sofrimentos, mas que também depositam em mim, uma imensa e às vezes derradeira esperança, dizia, é de um valor superlativo poder retribuir-lhes com o cuidado que Winnicott nos “ensinou” e “legitimou”.

Enquadrar-me num projeto de trabalho que pode “disseminar” a sua obra e o seu sentir, que pode contaminar outros pelo encantamento que “padeço”, é um privilégio, ao qual espero poder corresponder.

“Trabalhar”, partilhar, sentir, vivenciar com a Drª Rosário Belo, fundadora desta iniciativa generosa, e usufruir, a par e passo, do seu exemplo de exigência, aprofundamento, honestidade, esperança e carinho é mais que um prazer, é um sonho vivenciado.

Mas é sobretudo, entusiasmante e motivante a expetativa de co-criação de um “espaço” de encontro, de pertença e de identificação, que através da reflexão e do aprofundamento do estudo, da troca de ideias, de dúvidas e de contributos possa funcionar como suporte, como cuidado e como ambiente afetivo para cada um e para todos os elementos desta família, a que me apraz muito pertencer.

Muito grata e encantada pelo caminho que agora empreendemos, zelarei sempre por merecer acompanhar-vos.

Lia Nogueira

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.