Notícias

Projeto Winnicott-Portugal

Apresentamos o Centro de Investigação Winnicott Portugal, que terá rosto e expressão neste site. O projeto foi pensado para reunir todos os pensadores e interessados na obra de Winnicott, em Portugal ou que de alguma forma se referenciem a Portugal. Somos um espaço aberto, de investigação e eventos que pretendemos dinâmicos e criativos. Oferecemos uma formação permanente, em articulação com a Associação Portuguesa de Psicanálise e Psicoterapia Psicanalítica e um seminário de supervisão permanente em grupo. Pretendemos também dar corpo a várias ações de formação (em vários contextos), a seminários temáticos, workshops outdoors, etc.

Pensamos a psicanálise a partir de Winnicott e da sua teoria do amadurecimento, mas integramos os contributos de outros autores da teoria psicanalítica e estamos em permanente diálogo com Freud, pois tudo começa nele. Além disso, convidamos ao estudo de autores da filosofia e da literatura e promovemos diálogos acalorados e estimulantes entre eles e a psicanálise (com antelação para a psicanálise Winnicottiana). 

Queremos promover a divulgação do pensamento de Winnicott, mas queremos muito mais; queremos que ele chegue às escolas, aos hospitais, aos lares comuns. Queremos retirá-lo do domínio completo dos consultórios de psicanálise e psicoterapia (embora ele seja aí completamente fundamental) e queremos trazê-lo para o espaço comum de todos os profissionais de saúde, educação; para a cultura e para a vida ordinária de cada um. Estamos  abertos a propostas, aceitamos com agrado todos os que vierem com vontade de desenvolver projetos. Este é o sítio certo, pretendemos facilitar tudo o que é da ordem da criatividade e do crescimento individual e coletivo.