Artigos

A Convocatória Insistente

A Convocatória Insistente   Celebra-se uma vez mais o 25 de Abril de 1974. E porquê? Por que faz sentido continuar a celebrar o acontecimento da Revolução? Talvez a história recente da guerra colonial, da censura, da prisão política, ainda ruja forte debaixo da arquitectura frágil da democracia? Talvez por a memória não se poder perder e ter que ser testemunhada? Talvez para celebrar as conquistas e não as tomar por aquisições definitivas? Talvez haja ambição, talvez se queira continuar o que não foi concretizado ainda, talvez se queira continuar a luta que avós, pais e amigos iniciaram lá atrás……

Ler o artigo completoA Convocatória Insistente

O Adeus à Carne

O Adeus à Carne O Pai Velho, os Caretos, Compadres, Gigantones e Cabeçudos convocam-nos para a folia. Por estes dias assistimos à saída à rua do Diabo. As normas sociais estão suspensas, as obrigações morais desaparecem, o caos toma conta, a ordem é subvertida, e o mundo, nos seus papéis, sofre uma perturbação. Pode-se zombar, humilhar, gozar, transgredir… Quem não se lembra das bombinhas de mau cheiro, balões de água, os ovos podres ou os estalinhos? Durante estes dias experimenta-se uma espécie de salvo conduto, é um período de estado de graça onde estamos autorizados a sair da nossa pele…

Ler o artigo completoO Adeus à Carne

Uma visita à Exposição “Seres e Animais Fantásticos”, Desenhos Europeus dos Séculos XVI – XVIII no Museu Nacional de Arte Antiga

Quando entramos na sala do Mezanino no Museu Nacional de Arte Antiga em Lisboa temos a sensação que passámos por uma porta que nos muda o tamanho – é pequena a sala, demasiado pequena, para os seres ali representados. Aproximamo-nos. Nas vitrinas, a tinta-da-china pinta o Píton, a Harpia, o Leviatã, dragões, centauros, grifos, sereias e tritões desfilam ante o nosso olhar. A preto e branco e a sépia, eles vão contando uma história que existe desde sempre – desde quando? Estes seres povoam o nosso imaginário há muitos anos, pelo menos tantos, quantos os da nossa própria espécie. A…

Ler o artigo completoUma visita à Exposição “Seres e Animais Fantásticos”, Desenhos Europeus dos Séculos XVI – XVIII no Museu Nacional de Arte Antiga

O Livro Branco de Han Kang 

O Livro Branco de Han Kang editado pela D. Quixote “Isto foi uma coisa que aconteceu há muito tempo”. #Eu. #Ela. #Toda a Brancura. “ A minha vida significa que a tua foi impossível”. Mas tu…essa impossibilidade de vida…a tua morte estará sempre presente nos ossos. Fazes e fizeste parte de tudo. “ E ela esquecia-se muitas vezes De que o seu corpo (e o de todos nós) é uma casa de areia Que fora despedaçada e continuava a despedaçar-se Fugindo-lhe teimosamente por entre os dedos” Eu e Ela em conjunto na luta. “ como se nunca tivesse havido um…

Ler o artigo completoO Livro Branco de Han Kang 

Newsletter – 2024.07

CIWP Associação Winnicottiana Portuguesa – Centro de Investigação Saúde mental não se distingue de saúde geral Newsletter Julho 2024   Introdução Sejam bem-vindos ao segundo número da newsletter da Associação Winnicottiana Portuguesa. Este mês destacamos a abertura das inscrições no nosso curso de especialização Winnicottiana. O curso dirige-se a todos os profissionais que lidam com problemáticas humanas, sendo a parte clínica reservada apenas a clínicos. Aconselhamos a quem estiver interessado, a começar pelo início: ano zero; pois embora seja um ano introdutório, é um ano de grande relevância, não só para a continuidade do curso, mas também porque oferece noções básicas…

Ler o artigo completoNewsletter – 2024.07

Pequena Coreografia do Adeus de Aline Bei

  “uma conversa em família nunca foi possível, não em minha casa lá somos três solitários irreversíveis gravemente feridos da guerra que travamos contra nós” Imersão “Dedicatória: Para todos aqueles que procuram uma Casa dentro de casa, em especial aos que procuram desesperadamente” Despedida lenta da infância o PAI, a MMMMÃÃÃÃEEE, a outra “era como se tivesse levado um Tiro” PAI e agora? Dor absurda, Lugar inóspito, Terra infértil, crescimento ao acaso “mas não tem volta, és o meu corpo E nós estamos juntos nessa e em todas, enquanto eu viver” Ritmo alucinante, passos, cantos da casa, cantos em cacos…

Ler o artigo completoPequena Coreografia do Adeus de Aline Bei

Encontro marcado com Margaret Little

Relato do encontro marcado com Margaret Little – visita ao Arquivo da Sociedade Britânica de Psicanálise a 28 de Março 2024 por Rita Pereira Marques (…) A memory comesOf such another day, long past (…)Excerto poema Restlessness de Margaret Little, 1945 Expectativa. Preparo-me, de manhã, com o sentimento de que o encontro será com uma amiga antiga. Estarei à altura? Confirmo, pela terceira vez, de que tenho comigo tudo o que necessito: IPAD, passaporte, lápis. As indicações do seu guardião Ewan O´Neill foram, à maneira britânica, exatas: “quando chegar, por favor toque na campainha da biblioteca e eu dar-lhe-ei entrada…

Ler o artigo completoEncontro marcado com Margaret Little
Winnicott - Newsletter

Newsletter – 2024.04

CIWP Associação Winnicottiana Portuguesa – Centro de Investigação Saúde mental não se distingue de saúde geral Newsletter Abril 2024 Assinalamos os 128 anos sobre o nascimento de Winnicott, homenageando-o com o lançamento da nossa newsletter. De agora em diante festejaremos juntos o nascimento de Winnicott, sejam bem-vindos. Folheto digital informativo onde pode conhecer mais sobre a vida do CIWP e das suas actividades desenvolvidas, bem como os mais variados temas sobre psicanálise Índice Introdução Curiosidade do Mês Recomendação de Leitura Reflexão do Mês Rubricas Culturais Filme: O Maestro Filme: Dias Perfeitos Actualidade Testemunhos Introdução Iniciamos o lançamento da nossa newsletter…

Ler o artigo completoNewsletter – 2024.04

Supervisão Pública precedida por Momento de Apresentação

No dia 24 de Fevereiro de 2024, a Associação Winnicottiana Portuguesa irá realizar uma Supervisão Pública,  para a qual, tal como em anteriores iniciativas, e por questões de sigilo profissional, apenas se poderão inscrever psicólogos membros efetivos da OPP, psicoterapeutas com especialidade em psicoterapia reconhecida pela OPP ou psicoterapeutas em formação em entidades formadoras reconhecidas pela OPP. Antes de se iniciarem os trabalhos da supervisão propriamente dita, realizar-se-á um Momento de Apresentação das ideias de Donald Woods Winnicott e de divulgação das iniciativas e da formação promovida pela Associação, onde poderá saber mais sobre o Curso de Especialização Winnicottiano e sobre…

Ler o artigo completoSupervisão Pública precedida por Momento de Apresentação

Abertura de Inscrições – Ano Zero

ANO ZERO do Curso de Especialização Winnicottiana – Psicanálise e Saúde: Temas Introdutórios Descrição Condições de Acesso Programa – Ano Zero Normas de Formação e Avaliação – Ano Zero Modalidades de Pagamento DIREÇÃO CIENTÍFICA: Mª do Rosário BeloCOORDENAÇÃO: Tânia Ribeiro  A Associação Winnicottiana Portuguesa- CIWP lança o Ano Zero do Curso de Especialização Winnicottiana com o título “Psicanálise e Saúde: Temas Introdutórios”. Descrição O ano zero é composto por 21 seminários teóricos e prepara o acesso ao curso de especialização winnicottiana – Teoria do Amadurecimento & Clínica Winnicottiana – sendo esta integração sujeita a avaliação de pedido dirigido à Direção Científica…

Ler o artigo completoAbertura de Inscrições – Ano Zero

Duplo Lançamento nas 1ªs Jornadas – Publicações de Maria do Rosário Belo

Nas nossas 1ªs Jornadas, no dia 30, teremos o Duplo Lançamento, com a presença da autora Maria do Rosário Belo, de:– “O Percurso de um Psicanalista, Sessões de análise revisitadas” (3ª edição)– “Estudos Winnicottianos” (2ª Edição O lançamento terá também transmissão online. “Estudos Winnicottianos” é uma publicação Winnicottiana inteiramente portuguesa, dirigida a psicanalistas e psicoterapeutas, mas também a qualquer pro-fissional cujo alvo sejam as relações humanas; quer seja no âmbito da saúde, da educação ou de qualquer outra área de intervenção. Destina-se também a quem simplesmente se interessa pela compreensão do lugar do humano no mundo, pelo existir humano e…

Ler o artigo completoDuplo Lançamento nas 1ªs Jornadas – Publicações de Maria do Rosário Belo
two men sitting on road

Matateu

Há mais de meio século, na Amadora, subúrbio de Lisboa, viveu o Matateu. O Matateu era um “Bêbedo”, um “Pedinte”, um “Maluco”. Ainda não tinham sido inventados os “sem-abrigo”. E, a bem dizer, o Matateu tinha um abrigo, numa casa abandonada. Partilhava a casa com cinco ou seis cães. Dormiam juntos, no meio de um enorme monte de papeis e cartões, juntos. Saiam juntos deambulavam juntos. Partilhavam a comida que conseguiam. Algumas senhoras da vizinhança, “malucas dos gatos”, davam de comer aos gatos, aos cães, ao Matateu. Chegava para todos. Tinha que chegar. Eram uma Matilha e a Matilha sobrevive…

Ler o artigo completoMatateu