Não há muito tempo, numa passagem por Florença, olhei para o chão e deparei-me com a seguinte mensagem gravada numa pedra:
“Tutti i passi che ho fatto nella mia vita mi hanno portato qui, ora.”.
Fez-me pensar, que em tantas alturas da nossa vida, devemos pensar como chegamos a determinados lugares, dentro e fora de nós. Lembrei-me desse momento porque, pessoal e profissionalmente, tenho olhado para o meu percurso, sentindo verdadeiramente que a vida me tem trazido belíssimos encontros, que me têm permitido crescer e, espero eu, ajudar a crescer.
Presentemente, os meus passos trouxeram-me ao encontro de um novo projeto acabado de nascer, fruto de muito desejo e de muito empenho num ambiente que é certamente suficientemente bom – Nasceu Winnicott-Portugal, um espaço dedicado ao estudo aprofundado do pensamento de D. W. Winnicott.
Há um turbilhão de emoções que se vai arrumando em mim. Sinto-me verdadeiramente privilegiada e grata por poder assistir e acompanhar em primeira mão este nascimento, onde o “bebé” é acolhido por vários colos, que se complementam e acrescentam mutuamente. Mas sinto também, uma enorme responsabilidade em sustentar e em proporcionar a este novo projeto, em colaboração com outros “colos Winnicottianos”, ambiente potenciador de partilha e crescimento.
Confesso que já me tinha sentido maravilhada pelo pensamento de outros autores e na verdade, amores antigos ficam em nós de uma forma ou outra, como os passos que nos levam ao nosso lugar. Mas num mergulho mais fundo na teoria Winnicottiana, pela mão da Rosário Belo, acho que me apaixonei verdadeiramente por um pensamento acerca do ser humano, que me fez mais sentido que todos os anteriores amores.
Sei-o porque me senti em casa. Foi como um daqueles momentos em que conhecemos alguém novo, mas que parece já partilhar da nossa vida há muito tempo, por nos permitir o conforto da espontaneidade, de podermos ser quem verdadeiramente somos, instalando-se um sentimento de segurança, de fé no percurso e de ânsia por conhecer mais.
Todos os passos que dei na minha vida, trouxeram-me aqui agora, a este grupo de pensamento e investigação, a este espaço potencial riquíssimo. E eu sei que nele quero ficar e crescer.