Ter encontrado Winnicott no meu percurso profissional, foi uma das maiores satisfações no meu trabalho, ter a possibilidade de abraçar uma clínica que privilegia o manejo, o atendimento da necessidade em detrimento de uma interpretação maciça, conseguir chegar mais próxima do paciente, alongar a confiabilidade.
Após anos de estudo das obras de Donald Winnicott no IBPW (Instituto Brasileiro de Psicanálise Winnicottiana) de São Paulo, onde tive a sorte de encontrar profissionais tão preciosos e capacitados para aprofundar e difundir os trabalhos do autor, profissionais que me ajudaram imenso e aos quais sou muito grata!
Porém, sempre senti uma enorme solidão na partilha desse autor por cá, quase sempre um Psicanalista desconhecido, pouco estudado nas universidades e quase sem referenciação. Encontrar “winicottianos” por esses lados é tão raro, tão incomum, que pena! Tudo o que perdemos em não conhecer os seus estudos.
Portanto, Winnicott Portugal é um sonho tornado realidade! É o florescer de muito trabalho, de grande dedicação à espera de um dia conseguir realizar.
Winnicott Portugal, é trazer Donald Winnicott para a nossa casa, para a nossa vizinhança!
É como estar pertinho dele todos os dias, na nossa clínica, nas nossas conversas, supervisões, nas nossas bibliotecas, livrarias, na escola dos nossos filhos e muito mais.
É como estar mais familiarizada com o autor, expandir a sua clínica, torná-lo parte do nosso dia! (Que bom Winnicott, que vens para Portugal, agora já posso tratá-lo por tu, estar mais próxima de ti!)
Winnicott Portugal visa difundir as ideias de Donald Winnicott e promover atividades ligadas à experiência clínica e académica.
Winnicott Portugal amplia o conhecimento e o estudo das suas obras por cá, desperta o interesse pela sua clínica, possibilita que o manejo favoreça o nosso seting.
Winnicott Portugal fomenta a oferta de atendimento clínico à população por meio de uma bolsa de psicanalistas e psicoterapeutas winnicottianos.
Trazer Winnicott para as nossas escolas, famílias, para o desenvolvimento infantil, como uma obra que traz um novo frescor aos nossos estudos, um enriquecimento da nossa Psicanálise em Portugal, a qual atualmente é pouco desejada e até um tanto moribunda.
Aprecio muito a perspectiva que Winnicott dá à saúde, pois não estava preocupado apenas com a doença ou distúrbios psiquiátricos, mas com a riqueza de personalidade, com a força de caráter e com a capacidade de ser feliz. Segundo o autor, o brincar e a psicoterapia estão interligados, uma vez que a psicoterapia ocorre a partir da possibilidade de brincar do psicólogo e do paciente. Desta forma, o brincar está relacionado à saúde e se constituí na psicoterapia.
Espero que possamos difundir as suas obras, alargar a Psicanálise Winnicottiana no nosso país e promover uma mudança na perspectiva clínica, com a possibilidade de chegar à vida e amadurecer ao longo do tempo.
Que a nossa clínica seja um lugar onde possamos brincar e despertar a criatividade!