- Este evento já decorreu.
“Penso em ti, logo sou”
Julho 10, 2022 @ 17:00 – 18:30 WEST
Homenagem a António Coimbra de Matos
“Penso em ti, logo sou”
No próximo dia 10 de Julho, Domingo, pelas 17.00h, terá lugar na Aula Magna da Universidade de Lisboa a estreia mundial da obra “Penso em ti, logo sou – Homenagem a António Coimbra de Matos”, para orquestra sinfónica – de autoria do nosso colaborador Diogo da Costa Ferreira.
No próximo Domingo, 10 de Julho de 2022, às 17h00 na Aula Magna da Universidade de Lisboa, terá lugar a estreia mundial de três obras e a apresentação da Quinta Sinfonia de Beethoven.
Este concerto integra o programa Música na Universidade de Lisboa.
Neste concerto mergulhamos à descoberta de mundos novos da criação musical, mas iremos também revisitar a música intemporal de Beethoven.
Depois de um concurso de encomendas criado pela OAUL e aberto a jovens compositores portugueses de referência, é chegado o momento em que revelamos as criações musicais de Diogo da Costa Ferreira, Fábio Cachão e Francisco Silva.
Humanidades, Artes e Ciências serviram de mote à criação das obras, sendo elas áreas da academia e do conhecimento que fazem parte da existência primordial da OAUL.
Ao longo da residência artística os compositores selecionados abraçaram o desafio com entusiasmo e criatividade desafiando a orquestra a explorar novos mundos sonoros e a experimentar novas formas de abordar uma obra musical.
Nos tempos que vivemos, torna-se crucial fomentar a criação em oposição ao conflito e reafirmar os valores humanistas e intemporais do génio Beethoven, neste concerto representado pela sua 5ª sinfonia.
Maestro: Tiago Oliveira
Obras de Diogo da Costa Ferreira, Fábio Cachão e Francisco Lima da Silva – vencedores da 1.ª residência artística de composição OAUL – e de Ludwig van Beethoven.
Programa
FÁBIO CACHÃO: Interlúdios para Warhol e Basquiat
DIOGO DA COSTA FERREIRA:
Penso em ti, logo sou – Homenagem a Antonio Coimbra de Matos
FRANCISCO SILVA: Três Miniaturas
LUDWING VAN BEETHOVEN (1770 – 1827): Sinfonia No. 5, Op.67
A entrada é livre e gratuita.